segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Ser professor é...


                  Ser professor é conseguir fazer com que o aluno sinta a necessidade de ouvir o que você tem a dizer. É saber que você não é o dono da verdade e que podemos e devemos, sim, aprender com os alunos.
                   Ser professor é reclamar, reclamar, mas não conseguir ficar fora da sala de aula. É também ter condição de administrar uma turma lotada com várias crianças ou adolescentes, falando de uma só vez. É saber que na rede pública você trabalhará em condições precárias e que na rede privada não terá a autonomia que deseja.
                    Ser professor é ter a compreensão de que o magistério é um dom e que uma vez inserido nessa profissão a probabilidade de abandoná-la é quase nula. E, talvez o principal, saber o quanto podemos influenciar de forma positiva ou negativa na vida dos alunos.
                    Por fim, ser professor é lutar contra forças “ocultas” que se esforçam a cada dia para que nossos alunos não tenham condições de discernir a diferença entre o certo e o errado e para que se tornem alienados nesta desigual sociedade.  Ser professor é ser conhecido na rua por um aluno ainda que você não se lembre dele. Ser professor é...

Nenhum comentário:

Postar um comentário