sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Primeiro passo.

             Primeiramente, tenho por objetivo explicitar o porquê do tema do meu blog, visto que a escolha vai muito além do ato de estar cursando a Faculdade de Pedagogia. O objetivo principal era utilizar um tema que pudesse abordar diferentes assuntos. Segundo o dicionário de língua portuguesa "Silveira Bueno", pedagogia significa ciência da educação; conjunto de doutrinas e princípios que visam a um programa de ação; estudo dos ideais de educação, segundo determinada concepção de vida, e dos meios mais eficientes de realizá-los.
             Assim sendo, no meu entendimento, a Pedagogia está à nossa volta a todo momento, no nosso trabalho, na escola, na faculdade, dentro de nossas casas, sim, dentro de nossas casas, pois, até de forma inconsciente ou imperceptível, nossos pais e os pais de nossos amigos utilizam-se da Pedagogia  para nos ensinar.
             Como exemplo de formas distintas de aplicação de métodos pedagógicos, eu posso citar o esporte e mais especificamente o vôlei. Ou alguém duvida da competência dos técnicos José Roberto Guimarães e Bernardinho? O primeiro tem por hábito passar as informações durante as partidas de maneira contida, enquanto o segundo é notadamente conhecido pela forma agitada e  até aparentemente descontrolada de lidar com seus comandados.
             Assim, sempre que possível, este blog abordará temas variados, pois acredito que a Pedagogia  está a todo  momento em muitos lugares. Todavia, assuntos relacionados à educação sempre terão um enfoque especial, inclusive porque, a cada dia, este tema me traz mais interesse e paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário