sábado, 20 de novembro de 2010

EAD - parte 2

Neste semestre, tivemos a oportunidade de participar de uma pesquisa direcionada a entender um pouco mais do dia a dia de alunos do consórcio CEDERJ.
Ao fazer uma visita ao pólo de tutoria localizado na UERJ, conhecemos uma aluna do curso de Pedagogia do quarto período e, após uma conversa, conseguimos deixar com ela um diário para que, num decurso de uma semana, fosse registrada sua rotina de estudo e um pouco de sua história. A seguir, serão expostas algumas informações obtidas através da pesquisa em tela.
A aluna teve conhecimento do vestibular do consórcio CEDERJ através de uma amiga e, durante o período de um ano e oito meses, estudou e fez provas, porém, sem sucesso. No entanto, sua persistência foi coroada mais à frente com a aprovação. Formada em 1975 no curso normal de formação de professores, ela voltou a se dedicar aos estudos mais de trinta anos depois. Seu objetivo de fazer o curso semipresencial estava associado à possibilidade de planejar seus horários.
Em seu entendimento, ser disciplinado é fundamental para o aluno do curso à distância, temos como exemplo o fato de ela reservar diariamente quatro horas para estudo. A interação com os colegas, por meio de e-mail ou telefone, também é importante. A importância da tutoria presencial realizada no pólo também é de grande ajuda à medida que possibilita ao aluno tirar suas dúvidas. O começo foi difícil devido à necessidade de estabelecer uma rotina de estudo e ter que lidar com a tecnologia.
Outros desafios estiveram e estão presentes nessa trajetória, como, por exemplo, a internet que cai, a plataforma que não carrega, o atraso nas postagens de avaliação, a tinta da impressora que acaba e o computador que fica lento. Tais desafios são os mesmos que milhares de alunos em todo Brasil enfrentam todos os dias, sem contar com a dificuldade que muitos têm de conseguir até mesmo o dinheiro de passagem para freqüentar o pólo nas tutorias presenciais.
É verdade que sempre existirão os cursos sérios e aqueles mais comprometidos com a comercialização da educação, no entanto esta é uma realidade do sistema educacional por completo e não somente da EAD.
Ao fazer uma análise da presente pesquisa, fica evidente a importância do ensino à distância, pois têm proporcionado a pessoas impedidas de fazer cursos presenciais por inúmeros motivos a chance de concluir a graduação. Contudo, os avanços tecnológicos vêm contribuindo cada vez mais para a expansão dessa modalidade de ensino.
Por fim, aproveito a oportunidade para agradecer às professoras Wania Clemente e Lígia Leite por me conduzirem neste universo até então desconhecido da EAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário