sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Uma boa pedida ...

                         Estive, nesta quarta-feira, visitando o museu da Ciência e Vida situado no município de Duque de Caxias e fiquei muito feliz de ter tido a oportunidade de assistir a uma exposição temporária intitulada “A revolta da Vacina”.
                   Nessa bela exposição, podemos conhecer mais sobre a vida do grande Oswaldo Cruz e sua luta árdua para eliminar doenças como a varíola, febre amarela e peste bubônica. Também, nos é apresentado um belo filme dirigido por Silvio Tendler e estrelado por Marcos Palmeiras, que interpretou o grande Oswaldo.
                   O filme relata momentos históricos, como a construção das dependências da Fundação Oswaldo Cruz. Revela-nos também que Oswaldo Cruz e outros pesquisadores ficavam semanas, reunidos, no centro de pesquisas, estudando. Porém, como a exposição ficará exposta até 31 de dezembro, não entrarei em mais detalhes, pois espero que este texto seja lido pelo menos por uma pessoa e que ela tenha curiosidade de visitar a exposição. Entretanto, não poderia deixar de dizer que este belo museu é equipado com um planetário que, infelizmente, devido ao horário de funcionamento, não pude conhecer, fato esse que me instigará a fazer uma nova visita.
               Como ponto negativo, destaco o velho hábito brasileiro de entregar obras sem que essas estejam finalizadas. O prédio ainda terá três andares que não estão à disposição da população. Por fim, quero dizer que, como cidadão duquecaxiense, sinto-me orgulhoso de ter um ponto cultural como esse em nossa cidade.

2 comentários:

  1. Acho muito válido chamar à atenção para a cultura em Duque de Caxias, uma cidade que agora apresenta mais opção para quem quer aprender mais. Ouvi comentários a respeito desse exposição no Museu de Ciência e Vida, com bons elogios , porém também com a ressalva que ainda há muito o que fazer lá dentro. De qualquer maneira, é bom saber que de alguns anos pra cá, tem se investido em cultura em nossa cidade. Que todos possam usufruir e acostumar a ter coisas boas com respeito à cultura em Duque de Caxias.
    Parabéns pela iniciativa da matéria!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, é um avanço para nossa querida Duque de Caxias.

    ResponderExcluir